N
otícias
Prémio de Boas Práticas de Envelhecimento Ativo e Saudável na Região Centro
2021.07.16

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro convida todas as entidades a participarem na edição de 2021 do Prémio de Boas Práticas de Envelhecimento Ativo e Saudável na Região Centro, cujas candidaturas podem ser submetidas desde o dia 15 de julho até ao dia 15 de setembro de 2021.

 

Esta iniciativa, que vai já na sua quarta edição, realiza-se em estreita colaboração com o consórcio Ageing@Coimbra, tendo como objetivo potenciar a divulgação e o reconhecimento dos projetos e práticas que promovem o envelhecimento ativo e saudável existentes na Região Centro.

Nas três edições já realizadas (2017, 2018 e 2019), o balanço foi muito positivo, com 436 iniciativas submetidas no total, que envolveram mais de 500 promotores (autarquias locais, instituições particulares de solidariedade social, instituições de ensino - desde o universitário, ao profissional, ao secundário e ao básico-, unidades de saúde e empresas) e mais de mil entidades parceiras. Muitas destas iniciativas podem ser consultadas no nosso microsite, criado precisamente para aumentar a visibilidade das Boas Práticas submetidas e validadas e permitir uma maior partilha de informação entre as partes interessadas: http://envelhecimentoaocentro.ccdrc.pt/  

Depois do interregno de 2020, um ano marcado pela pandemia e pelos esforços redobrados que esta exigiu às entidades que trabalham com a população em envelhecimento, entendemos retomar a iniciativa. Hoje mais que nunca, é crucial dinamizar iniciativas que promovam saúde e bem-estar neste grupo da população, tão fragilizado pelos riscos da solidão e do isolamento social que a pandemia exacerbou.

O concurso destina-se a entidades dos setores público, privado e social, encontrando-se estruturado em três categorias:

  • Conhecimento+: boas práticas que valorizem a investigação e as tecnologias no envelhecimento ativo e saudável. Nesta categoria serão incluídas e analisadas iniciativas que pretendam criar produtos inovadores, estimular a economia baseada nas novas tecnologias e criar novas empresas e postos de trabalho altamente qualificados;
  • Saúde+: boas práticas que contribuam para melhorar a saúde física e mental e a qualidade de vida da população mais velha. Nesta categoria serão valorizadas as novas visões de envelhecimento ativo e saudável e aquelas que promovam a excelência e inovação nos cuidados de saúde, cuidados continuados e cuidados sociais;
  • Vida+: boas práticas que promovam estilos de vida mais saudáveis, a aprendizagem contínua, a solidariedade entre gerações, com ou sem recurso à utilização de novas tecnologias. Serão ainda privilegiadas práticas, em ambientes rurais ou urbanos, que sejam facilitadoras da atividade diária e da participação na vida social, cultural e política do cidadão mais velho.
    Por tudo isto, estamos convencidos que se trata de uma iniciativa em que se justifica o V. envolvimento, tanto na divulgação pelos vossos contactos como na V. participação direta no concurso.

As candidaturas são submetidas através do formulário disponível online aqui: https://forms.gle/7H3bwXxwSCtNKc398

Anexos: Regulamento

Fonte: CCDR C

Pesquisa

A
genda
Lamentamos a informação que procura não se encontra disponível.
Contactos

Nersant, A.E.
Departamento de Sistemas de Comunicação e Informação
Tel: 249 839 500
Fax: 249 839 509

E-mail: dsci@nersant.pt

L
ogin
Login
Password