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Implementação do Sistema de Gestão da Qualidade valoriza entidades da economia social
2021.03.18

A Feira Social Digital realizou no dia 16 de março mais um workshop no âmbito do CAFÉ IN Digital Social, desta vez sobre Gestão da Qualidade. A sessão referiu que a implementação deste sistema valoriza as entidades da economia social, podendo ser um fator de maior eficiência e produtividade. Isabel Queiroz, consultora com largos anos de experiência na implementação de sistemas de gestão da qualidade quer em empresas, quer nas entidades da economia social, foi a oradora convidada pela NERSANT a marcar presença neste seminário.

 

A profissional começou por explicar que a Gestão da Qualidade serve “para padronizar os sistemas, leva a que todas as atividades e serviços estejam mais sistematizados e melhorados, promovendo-se a melhoria continua. A implementação do sistema promove ainda a melhoria organizacional, simplifica a tomada de decisões por parte das entidades e melhora os serviços das instituições”. Isabel Queiroz elencou ainda alguns dos benefícios da implementação deste sistema, tais como o apoio na definição de ciclos de análise e implementação de ações corretivas, a melhoria de utilização de recursos, o aumento a produtividade, e a definição de indicadores que medem a qualidade dos serviços e melhoram claramente as atividades.

“A norma que define o SGQ é a ISO 9001:2015, que nos dá orientações claras. Esta norma deve ser conjugada com os oito modelos de avaliação da qualidade da Segurança Social”, complementou ainda Isabel Queiroz.

Sónia Lobato, Presidente da UDIPSSS - União Distrital das Instituições Particulares de Solidariedade Social de Santarém, parceira da Feira Social Digital a par do Banco Montepio, assistiu à sessão, tendo referido que a Gestão da Qualidade é um tema bastante pertinente para o Terceiro Setor, uma vez que constitui, em muitos casos, “uma fragilidade”, “devido aos custos da implementação”. No entanto, a líder da UDIPSSS afirmou acreditar que “a maioria já reconhece a sua importância, porque hoje somos unânimes em reconhecer que a qualidade dos serviços para os clientes, passam pelos serviços que lhes prestamos. A certificação é isto, certificar a qualidade e garantir que queremos melhorar o serviço”. Sónia Lobato apelou ainda à tutela para a criação de “um subsídio para o setor que apoiasse esses projetos”. “É necessário priorizar a certificação, porque traz benefícios para instituição. Este é um papel pedagógico que temos”, comentou.

O Presidente da Comissão Executiva da NERSANT, António Campos, reforçou que investir na certificação do sistema de gestão da qualidade “tem retorno, porque a organização torna-se mais eficiente”. “É preciso perceber que este modelo valoriza as entidades profissionalmente”, concluiu ainda.

De referir que o ciclo de workshops CAFÉ IN Digital Social é uma iniciativa realizada pela NERSANT ao abrigo da Feira Social Digital, a decorrer até ao final do mês em https://compronoribatejo.pt/feira/1-feira-social-digital.

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