N
otícias
PARES 3.0 com 110 milhões de euros para a construção ou remodelação de respostas sociais nas IPSS
2020.10.30

A NERSANT - Associação Empresarial da Região de Santarém realizou no dia 27 de outubro uma sessão online para apresentação do Programa PARES 3.0, que financia até 75% o investimento na construção ou remodelação de diversas respostas sociais das IPSS. As candidaturas ao apoio estão abertas até 30 de novembro.

 

Abriram no passado dia 15 de outubro as candidaturas ao PARES 3.0 - Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais, iniciativa que responde à necessidade de reforçar o investimento em equipamentos sociais de apoio à população mais vulnerável.

Com possibilidade de financiar a construção de raiz ou a remodelação de respostas sociais, o Programa PARES 3.0, com dotação orçamental de 110 milhões de euros, constitui assim um instrumento determinante para alargamento da capacidade e qualificação das respostas sociais, contribuindo para o bem-estar e a melhoria das condições de vida dos cidadãos e das famílias e para a criação de novos postos de trabalho no âmbito da economia social.

São elegíveis ao Programa PARES 3.0 despesas de obras de construção de raiz, obras de ampliação, remodelação, reabilitação e / ou reconstrução de edifício ou fração, aquisição de edifício ou fração, aquisição de equipamento móvel destinado ao apetrechamento das infraestruturas afetas às respostas sociais elegíveis (quando associado à aquisição, construção ou remodelação de edifício), projetos de arquitetura e das especialidades, coordenação do projeto e coordenação de segurança e saúde em fase de projeto, fiscalização da obra e coordenação de segurança e saúde durante a execução da mesma e ainda custos relacionais com a deslocalização da resposta social, quando a intervenção a realizar colocar em causa a segurança e o bem-estar dos utentes. O Programa pode financiar até 75% das despesas elegíveis, com majoração de 5% caso se tratem de projetos que integrem a resposta Serviço de Apoio Domiciliário para idosos, incentivando a autonomia de utentes, projetos inovadores que acrescentem oferta diferenciada de serviços prestados, designadamente nas áreas da alimentação, dos cuidados de saúde, da promoção da vida ativa e saudável e das tecnologias de informação e ainda nos caso de respostas sociais nas áreas das pessoas com deficiência.

Podem ser candidatados ao PARES 3.0 investimentos a realizar em diversas respostas sociais, nomeadamente em Estrutura Residencial para Pessoas Idosas, Serviço de Apoio Domiciliário, Centro de Dia, Centro de Atividades Ocupacionais, Lar Residencial e Residência Autónoma.

Estas foram as informações prestadas pelo Departamento de Apoio Técnico, Inovação e Competitividade da NERSANT no webinar realizado no dia 27 de outubro, com uma audiência de cerca de 80 participantes. Ao longo da sessão, muitas foram as questões colocadas pelos participantes, que demonstraram grande interesse no programa financiado. As candidaturas estão abertas até 30 de novembro.

Fonte: NERSANT

Pesquisa

A
genda
Lamentamos a informação que procura não se encontra disponível.
Contactos

Nersant, A.E.
Departamento de Sistemas de Comunicação e Informação
Tel: 249 839 500
Fax: 249 839 509

E-mail: dsci@nersant.pt

L
ogin
Login
Password