Construção do lar de idosos da Carregueira está a correr a bom ritmo
2015.05.05
“A um ritmo alucinante” é a forma como o presidente da Câmara da Chamusca, Paulo Queimado (PS), descreve a forma como está a decorrer actualmente a construção do lar de idosos da Carregueira, no concelho da Chamusca, prometido há pelo menos oito anos. As obras devem estar concluídas até 1 de Junho para assim se cumprir os prazos estipulados no âmbito da candidatura a fundos comunitários do Quadro de Referência Estratégica Nacional (QREN) submetida em 2010.
Aprovada em 2013, a candidatura ao QREN garantiu cerca de um milhão e quinhentos mil euros ao Centro de Acção Social da Carregueira (CASC), que é o dono da obra. O lar de terceira idade está a erguer-se nos terrenos ao lado da instituição, presidida por Duarte Arsénio, depois de a obra ter estado emperrada durante quatro anos devido à falência da empresa construtora.
Na última reunião, a Assembleia Municipal da Chamusca aprovou por unanimidade a transferência de uma verba de 60 mil euros destinada a financiar a aquisição de equipamentos de cozinha, que não estão contemplados na candidatura. O município tem prestado vário apoio logístico ao CASC no desenrolar deste projecto para o qual “a câmara já disponibilizou cerca de 1,1 milhões de euros”, destaca o presidente Paulo Queimado (PS). Para as 50 camas disponíveis, já existem 40 pré-inscrições, o que espelha a ansiedade da comunidade local na conclusão deste lar de terceira idade.
Recorde-se que em 2010, a empreitada foi suspensa devido à falência da empresa construtora e o presidente da Câmara Municipal da Chamusca, à época Sérgio Carrinho (CDU), decidiu aplicar noutros investimentos boa parte dos mais de dois milhões de euros doados por empresas do Eco-Parque do Relvão à autarquia para financiar a construção do Lar de Idosos da Carregueira. Na câmara, ficaram também retidos durante algum tempo 112.600 euros de IVA dos 676.260 euros que foram gastos até à data da suspensão dos trabalhos e que deveriam ter sido reembolsados ao CASC.