Governo lança Programa de Emergência Social
O Governo vai lançar um Programa de Emergência Social até 2014, segundo o Programa do Governo apresentado hoje.
O documento indica que o alvo preferencial deste plano, além das crianças e idosos, serão as pessoas desempregadas que não estejam abrangidas por outras iniciativas de protecção social.
«São prioritárias as famílias em que os dois cônjuges estejam desempregados, especialmente as que tenham filhos a cargo e em que as mulheres tenham idade superior a 45 anos», lê-se no documento.
Ao abrigo deste programa, o Executivo vai preparar uma majoração do subsídio de desemprego dos casais que estão simultaneamente desempregados e que têm filhos a cargo, em articulação com as autarquias, IPSS e organizações da sociedade civil.
De acordo com o programa, vão também ser prioritárias as entregas de alimentação, vestuário e medicamentos às famílias.
Será proposta a criação de parcerias de responsabilidade social entre farmácias e autarquias de forma a melhorar a disponibilização de medicamentos às famílias de mais baixos recursos, designadamente idosos, com o devido enquadramento técnico garantido pelas IPSS.
Vai ser criado um Cartão Solidário destinado a apoiar a iniciativa e a envolver as entidades bancárias. O seu financiamento vai ser assegurado por um Fundo de Emergência Social e o programa estender-se até Dezembro de 2014, com avaliações semestrais.
Fonte: http://sol.sapo.pt/inicio/Economia/Interior.aspx?content_id=22811