Vaga de calor afecta idosos
Apesar de Santarém continuar a bater recordes nacionais nesta onde de calor, o Serviço de Urgência do Hospital de Santarém não tem registado uma afluência muito maior do que o habitual.
"Tem-se registado um maior número de pessoas dependentes com sinais de desidratação, mas com algumas horas de internamento e um aporte de líquidos, através de soro, tem-se conseguido fazer a sua recuperação, embora alguns tenham de ficar internados mais tempo", declarou a O Ribatejo o director clínico do Hospital de Santarém, Dr. José Marouço.
Segundo este responsável, " o número de atendimentos no serviço de urgência tem-se mantido na ordem dos 350 casos por dia, o que é semelhante a outros meses".
Em todo o país, a vaga de calor dete verão terá potenciado a morte de mais de mil portugueses do que o expectável, entre o início de Maio e a semana passada. No entanto, segundo Paulo Diegues, especialista da Direcção-geral da Saúde, o calor pode ter influência mas não é a causa de morte. Paulo Diegues sublinhou que os dados são preliminares e que se trata de pessoas que já tinham debilidades ou problemas de saúde.
"Sempre que a temperatura aumenta, a curva da morbilidade acompanha este fenómeno. Mas são valores que não podemos associar exclusivamente ao calor".