Caminhada pela solidariedade reúne 400 pessoas

Cerca de 400 pessoas vestiram a camisola da solidariedade e participaram na 3.ª Caminhada pela Solidariedade, organizada pela Santa Casa da Misericórdia de Fátima-Ourém, em parceria com o Ginásio Korpo Sano e o Grupo de Atletismo de Fátima.

Rafael Marques foi o padrinho da edição deste ano do evento, que também serviu para homenagear o atleta, que iniciou o seu percurso em Fátima. “O Rafael está ligado ao nascimento do atletismo em Fátima”, recordou António Ramos. De acordo com o professor, “foi o primeiro fruto do projecto”. E, segundo referiu, “salientou-se logo desde o início”. Depois, quando foi transferido para o Sporting “alcançou grandes feitos desportivos, principalmente a nível colectivo”. Actualmente, “é um dos melhores técnicos portugueses, no sector de fundo e meio fundo”, lembrou o professor, que agradeceu ao atleta a sua dedicação ao atletismo.

Já Agostinho Xavier, outro amigo que se associou à homenagem, preparada pela Câmara em conjunto com a juntas de freguesia de Fátima e Chaínça, partilhou com os presentes a experiência que viveu com Rafael Marques no Colégio de São Miguel e não se coibiu de afirmar que “na altura o Rafael era um herói para todos”. Depois, no Sporting, “continuou a ser um herói”, afirmou Agostinho Xavier, que considerou bem merecida esta homenagem.

O comendador Carlos Moía também quis felicitar o atleta. Amigos de longa data, o comendador afirmou que, além de ser um “grande atleta”, “o Rafael é um homem de grande coração e muito voluntarioso”.

Amigo pessoal do atleta, Natálio Reis corroborou as palavras do comendador: “O Rafael é um grande homem”, disse, fazendo votos para que “continue a ser amigo de Fátima”. O autarca agradeceu-lhe ainda tudo o que tem feito “não só pelo desporto da terra, mas por toda a cidade”.

Amigos de longa data, companheiros dos bancos da escola e das lides do atletismo, Paulo Fonseca realçou todo o trabalho que Rafael Marques tem vindo a desenvolver. O actual presidente da Câmara estendeu ainda a homenagem ao professor Ramos. Na altura, lembrou Paulo Fonseca, “foi ele que nos envenenou a todos com o atletismo e criou verdadeiros campeões como foi o caso de Rafael Marques e muitos outros”.

O Centro Desportivo de Fátima também se associou à homenagem. E não podia ser de outra forma, disse o presidente do clube, Luís Albuquerque, ao lembrar que “o Rafael foi uma pessoa que quis muito ao então Centro Paroquial de Fátima”. Além disso, “ajudou a dinamizar o desporto em Fátima”. Por isso, “o Fátima teria de estar presente nesta homenagem”.

Rafael Marques, por sua vez, mostrou-se feliz com a homenagem de que foi alvo.

O evento contou ainda com a presença de outros rostos do atletismo nacional, nomeadamente Fernando Mamede, Joaquim Ferreira, Armando Alde Galega e Tiago Marto, amigo da Santa Casa e a quem também não formam poupados elogios.

Antes do início da partida, a provedora Fernanda Rosa agradeceu a presença de todos os que responderam ao convite da Santa Casa e lembrou que “o objectivo desta caminhada é manter vivo o espírito da solidariedade, fomentar a fraternidade e o contacto saudável com a natureza”.

Já o padre Rui Marto, prior de Fátima e também presidente da assembleia-geral da instituição, lembrou que esta iniciativa tem também em vista a angariação de fundos para as novas instalações da Santa Casa. De acordo com o sacerdote, “são cada vez mais dramáticos os pedidos de auxilio” que batem à porta da instituição. Por isso, “temos todos de por mãos à obra - e rapidamente - para podermos acolher aqueles que mais precisam da nossa ajuda e do nosso apoio”, concluiu.

Fonte: Notícias de Fátima


Este website utiliza cookies

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação, exibir conteúdos e anúncios personalizados, disponibilizar funcionalidades de redes sociais e analisar o tráfego do nosso website. Também partilhamos informações sobre a sua utilização do nosso website com os nossos parceiros de redes sociais, publicidade e análise de tráfego.