Confederação das associações reúne-se em Fátima

A Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade (CNIS) reúne-se hoje em Fátima para discutir a situação política actual, um dia depois de o seu presidente apelar ao novo Governo que “reconheça e apoie o sector”.

“Sempre houve muito apoio do ministro [do Trabalho e da Solidariedade Social] Vieira da Silva e o desejo é que continue, independentemente de quem for ministro”, disse à Agência Lusa o padre Lino Maia, que prometeu ao novo Governo “uma postura de lealdade, colaboração e diálogo”.

Segundo o padre Lino Maia, o momento político actual e a situação das instituições de solidariedade social são assuntos em debate na reunião de hoje ao final do dia, e a sustentabilidade das instituições vai ser objecto de análise.

“A crise está a ser bem enfrentada pelas instituições de solidariedade, mas temos de estar atentos”, referiu, admitindo a existência de casos de entidades com dificuldades.

De acordo com o responsável, “tem havido uma diminuição significativa das comparticipações dos utentes por causa da crise, do desemprego e do endividamento”, situação que ocorre, sobretudo, com a frequência de crianças.

“No caso dos utentes que são idosos não se nota tanto porque a sua comparticipação está indexada à reforma”, esclareceu, acrescentando, por outro lado, “o aumento de pedidos de apoio extraordinário” às instituições de solidariedade.

O presidente da direcção da CNIS afirmou que, para além do serviço aos utentes, “há gente que recorre às instituições para o fornecimento de refeições, devido ao endividamento, e que pede ajuda para empregar pessoas”.

O plano de actividades para 2010 e a avaliação da "festa e da chama da solidariedade" vão também ser abordadas na reunião da direcção da CNIS.

A CNIS congrega cerca de 2700 instituições de solidariedade, que apoiam meio milhão de pessoas.

Fonte: O Mirante


Este website utiliza cookies

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação, exibir conteúdos e anúncios personalizados, disponibilizar funcionalidades de redes sociais e analisar o tráfego do nosso website. Também partilhamos informações sobre a sua utilização do nosso website com os nossos parceiros de redes sociais, publicidade e análise de tráfego.