Montepio Nossa Senhora da Nazaré certifica Sistema de Gestão da Qualidade

A Associação de Socorros Mútuos Montepio Nossa Senhora da Nazaré de Torres Novas, certificou o seu sistema de gestão da qualidade pela ISO 9001:2015 com o apoio da NERSANT. A associação falou com a responsável da qualidade e vogal da direção, Fernanda Relvão, que deu a conhecer o caminho da Associação Mutualista até chegar à certificação.

 

No centro da cidade de Torres Novas encontramos o Montepio Nossa Senhora da Nazaré. Paredes meias com o Teatro Virgínia, esta Instituição equiparada a IPSS - Instituição Particular de Solidariedade Social nasce nos idos 1862. Surge quando ainda não existia Segurança Social e não havia quem trouxesse benefícios para os trabalhadores para além do salário. A instituição tinha, nos seus moldes, o apoio à doença através de um médico, apoio nos medicamentos, no tratamento do funeral em caso de óbito, àqueles que se tornavam sócios e que pagavam uma quota à instituição. No cerne da sua existência, o Montepio Nossa Senhora da Nazaré, está o princípio da solidariedade, que se mantém até hoje.

“Em 1866 o Montepio toma posse da parte do Edifício do Paço onde se encontra o teatro arruinado, edificando-o à sua custa através das quotizações dos seus associados e algumas doações. Em 1877 inaugura-se o Teatro Torrejano que posteriormente vai dar origem ao Teatro Virgínia”, conta a enfermeira Fernanda Relvão. A partir dessa altura foi possível tirar dividendos que se converteram em investimentos. O Teatro é comprado pelo Município em 2001 e com o valor da venda “inaugurou-se em 2007 este edifício direcionado para cuidados de saúde, no tempo, de consultas médicas”.

A saúde é, de facto, o cerne da instituição. “A nossa atividade é a prestação de serviços de saúde, de enfermagem, de clínica geral e de outras especialidades”, referiu Fernanda Relvão, acrescentando que neste momento a instituição dispõe de consultas “em quase todas as especialidades, só nos faltando neste momento uma, de acordo com a procura dos nossos associados”. O Montepio Nossa Senhora da Nazaré conta com 31 colaboradores, na área clínica, e quatro funcionárias do quadro da instituição, que fazem todo o apoio aos diversos profissionais.

Nos dias de hoje e com uma concorrência acérrima, os benefícios do Montepio Nossa Senhora da Nazaré ainda se justificam. “Sabia que o número de utentes sem médico de família ainda é razoável no concelho? À volta de 5200 pessoas não têm médico de família e as consultas aqui, para associados, custam apenas 8 euros para consultas de clínica geral”, justifica a enfermeira Fernanda. Já nas especialidades, mesmo com os valores a variarem de médico para médico, é possível “uma percentagem de desconto entre os 15% e os 25%. Depende”.

Um novo serviço do Montepio são os exames de gastroenterologia. “Fizemos um grande investimento em relação às instalações para que estejam de acordo com aquilo que é preconizado a nível das indicações da Direção Geral de Saúde, o que inclui a sala de exames, a sala de recobro, o vestiário, o WC, e a zona de sujos e limpeza de material”, contou, “o que garante melhores condições aos utentes”, concluiu.

Surge, ainda no exercício da direção anterior, liderada pelo Dr. Trincão Marques, a visão da importância da certificação da qualidade por parte da instituição. A razão justifica-se com a necessidade de melhoria contínua, e que assume especial importância na área da saúde. “A qualidade é muito dinâmica”, referiu Fernanda Relvão, que complementa ainda que a instituição decidiu avançar para a certificação para imprimir ao serviço “mais e melhores serviços, mas também uma normalização dos procedimentos”.

No âmbito da certificação, a instituição focou-se na área da Gestão na Prestação de Serviços Médicos, efetuando as alterações exigidas sob o ponto de vista administrativo, onde se inclui “a avaliação de fornecedores e dos profissionais, sistematização de formação em relação aos funcionários, em relação à calibragem de material e de equipamento, e ainda ao nível da segurança. Com a qualidade, por exemplo, realizamos um simulacro de incêndio, bem como calendarizamos todas as vistorias e manutenções necessárias ao edifício. O plano de higienização do espaço também não foi esquecido”, fez saber.

Para além disso, foi enumerando pela vogal Fernanda Relvão, que a instituição passou a realizar um questionário “de avaliação do grau de satisfação dos associados/clientes, onde vemos os pontos fracos e onde há necessidade de melhorar. Com este feedback das pessoas conseguimos identificar melhor os pontos de melhoria”.

No que toca à adesão a esta nova dinâmica por parte dos integrantes da instituição “da parte da direção, toda a gente estava interessada em que ela se realizasse. A obtenção da certificação foi um verdadeiro trabalho de equipa”. A par da mudança “também houve formação relacionada com a qualidade, tendo o envolvimento e dedicação das funcionárias sido fundamental para o sucesso da implementação”.

Faltou apenas esclarecer que o projeto para a implementação do sistema de gestão da qualidade surgiu através da NERSANT, e mesmo tendo a instituição uma proposta de outra entidade de Lisboa, a instituição decidiu-se - “e bem” - , como referiu a enfermeira, pela associação empresarial. No final da implementação de todos os procedimentos e documentos necessários, foi hora de pedir a auditoria de certificação à entidade auditora, que atribuiu a certificação no passado dia 15 de janeiro.

Os elogios ao programa de implementação são muitos e as vantagens também. “Desde a forma de trabalhar à forma de gerir… gerimos a instituição de forma totalmente diferente da que fazíamos”.

Existe ainda outra mais-valia que sobressai no âmbito da certificação agora obtida pelo Montepio: a Gestão de Riscos e consequente ambiente de melhorias. Com o sistema de gestão da qualidade implementado, a instituição zela pelo seu bom nome, enraizado na cidade de Torres Novas há mais de 150 anos.

Legenda da foto: Ana Cristina Pereira e Fernanda Relvão.


Este website utiliza cookies

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação, exibir conteúdos e anúncios personalizados, disponibilizar funcionalidades de redes sociais e analisar o tráfego do nosso website. Também partilhamos informações sobre a sua utilização do nosso website com os nossos parceiros de redes sociais, publicidade e análise de tráfego.