Movimento "Zero Desperdício" arranca hoje
É feito hoje o lançamento nacional da campanha “Movimento Zero Desperdício”, da Associação DariAcordar.
Este movimento tem como fins primordiais o aproveitamento de bens alimentares fazendo-os chegar a quem mais precisa. Pretende-se assim, recolher produtos alimentares de vários estabelecimentos, como refeições que não foram servidas, e encaminhá-las para Instituições Particulares de Solidariedade Social, Misericórdias, ONG entre outras.
De acordo com o site da instituição (www.dariacordar.org) “cerca de 360 mil Portugueses passam fome. Enquanto isso, estima-se que 50 mil refeições são desperdiçadas todos os dias, de norte a sul do país.” É este o problema que o movimento Zero Desperdício pretende reparar, como explicou à Rádio Condestável, Paula Policarpo, da associação DariAcordar. “Conseguimos encontrar uma resposta ao problema das sobras e das refeições em boas condições que iam para o lixo… Primeiro em conjunto com a ASAE, trabalhámos manuais de procedimentos para que isso fosse feito em segurança, depois contactámos potenciais doadores desse tipo de refeições, e por fim encontra-mos um modelo de aplicação: temos as sobras, falamos com o município ou com a junta de freguesia, pedimos que se articulem com as IPSS, e nos complementamos as suas respostas com as sobras que conseguimos angariar.”
Para já, este Movimento abrange apenas alguns concelhos da área metropolitana de Lisboa, mas o objetivo é alarga-lo ao maior número possível de concelhos e famílias. Com o slogan “Portugal não se pode dar ao lixo” Paula Policarpo faz o apelo para uma cidadania ativa: “Hoje ao lançarmos o movimento de cidadania Zero Desperdício pretendemos, por um lado, que as pessoas se inspirem em nós, cidadãos anónimos que sozinhos construíram isto, com muito sacrifício mas com muito orgulho, e que qualquer um de nós pode fazer… olhar para o lado, para a sua realidade e perceber o que pode fazer e encontrar soluções. No fundo apelamos à sociedade para uma cidadania ativa, em que todos podemos participar”
Para o lançamento desta campanha foi também gravado um hino que contou com a colaboração de mais de meia centena de músicos e artistas. A par destas iniciativas, foi também lançado o site do movimento: www.zerodesperdicio.pt.
Fonte: RÁDIO CONDESTÁVEL