N
otícias
Incubadoras de Inovação Social: da comunidade local ao impacto nacional
2019.06.18

A Portugal Inovação Social apoia, neste momento, 16 incubadoras de inovação e empreendedorismo social distribuídas pelas regiões do Norte, Centro, Alentejo e Algarve. Para aumentar o potencial de impacto do seu trabalho, desde o início do ano que as equipas destas incubadoras se reúnem para partilhar experiências e desafios. A primeira reunião nacional, que decorreu no mês de fevereiro no Centro de Inovação Social da Fundação Eugénio de Almeida, em Évora, teve como propósito apresentar os objetivos e estratégias de atuação de cada uma das incubadoras, tendo a segunda reunião sido realizada em maio, no quadro da Semana Social Gondomar a Inovar.

 

Reforçar a inovação e o empreendedorismo social a nível local

Mas antes do trabalho em rede, a nível nacional, e apesar dos diferentes níveis de maturidade das várias incubadoras apoiadas, todas têm envidado esforços para a promoção da inovação e do empreendedorismo social no seio das comunidades em que se inserem, seja captando projetos, mobilizando recursos ou capacitando pessoas.

Recentemente, foram várias as atividades com foco na comunidade concebidas e realizadas por estas incubadoras.

Em maio, a Incubadora de Inovação Social do Baixo Alentejo, de Beja, associou-se à iniciativa Europe in my region a convite da Portugal Inovação Social, e abriu portas à comunidade para mostrar as suas instalações, apresentar o seu trabalho e realizar workshops para adultos e crianças. Enquanto as crianças puderam pensar a inovação partindo das “Grandes inovações Romanas”, os adultos foram desafiados a refletir sobre problemas sociais e a criação de soluções para os mesmos, partindo da identificação de todos os passos necessários para o desenvolvimento de projetos de cariz inovador.

Já a IRIS – Incubadora Regional de Inovação Social, que se localiza em Amarante, realizou o seu encontro anual “Social Innovation Meet Up” no dia 7 de junho, que levou a Cinfães duas centenas de pessoas para celebrar a inovação social e assistir à sagração dos projetos premiados no âmbito do programa de aceleração Grow Innovation. Esta foi a primeira incubadora a nascer com o apoio da Portugal Inovação Social e o seu impacto regional é evidente: “Criámos uma rede com 47 Embaixadores para a Inovação Social que já dinamizou mais de 50 ações com 1440 participantes. Na incubação já acompanhámos 25 projetos com 358 ações de acompanhamento e realizámos o programa de aceleração com 12 projetos”, explica a equipa.

No fim de semana de 15 e 16 de junho, o Leiria Social Innovation Hub promoveu o primeiro Bootcamp em Empreendedorismo Social para empreendedores da região de Leiria, em parceria com o IES – Social Business School. Esta formação culminou com a apresentação dos projetos desenvolvidos a um conjunto de entidades locais públicas e privadas (Câmara Municipal de Leiria, Instituto Politécnico de Leiria, Nerlei, Grupo Incentea, Grupo Lusiaves e Portugal Inovação Social) que elegeram o projeto ComTempArtes como vencedor.

E, por fim, o Centro de Inovação Social/i9 social, incubadora do Instituto Pedro Nunes, em Coimbra, foi destaque esta semana na imprensa nacional. Esta incubadora é uma aposta estratégica da região de Coimbra, uma vez que é cofinanciada pela Comunidade Intermunicipal, que inclui todos os municípios da região.

Próximos passos

No sentido de continuar a potenciar o impacto das equipas e das incubadoras que apoia, a Portugal Inovação Social agendou já a próxima reunião da rede para o dia 28 de junho, em Coimbra, que será focada na solução dos principais obstáculos sentidos.

Fonte: Portugal Inovação Social

Pesquisa

A
genda
Lamentamos a informação que procura não se encontra disponível.
Contactos

Nersant, A.E.
Departamento de Sistemas de Comunicação e Informação
Tel: 249 839 500
Fax: 249 839 509

E-mail: dsci@nersant.pt

L
ogin
Login
Password