N
otícias
Fundo Inovação Social
2019.04.08

O Fundo para a Inovação Social (FIS) é o novo instrumento de politica pública para dinamização do investimento de impacto em Portugal.

 

Assegurado por verbas do Fundo Social Europeu e nacionais e a operar nas vertentes de Crédito e Capital, o FIS é um dos quatro instrumentos no âmbito da iniciativa Portugal Inovação Social e destina-se a apoiar iniciativas de Inovação e Empreendedorismo Social (IIES) que desenvolvam respostas inovadoras, impactantes e sustentáveis à resolução de problemas sociais.

Portugal é um dos primeiros países do mundo a contar com um Fundo para a Inovação Social. Alicerçado numa estratégia de desenvolvimento de uma economia mais inclusiva e sustentável, atuará em áreas com forte potencial de inovação na resposta a necessidades societais não satisfeitas, alinhando-se, dentro do âmbito das áreas de atuação, com os Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.

As candidaturas para o FIS CAPITAL já se encontram ABERTAS, prevendo-se para breve a abertura das candidaturas ao FIS CRÉDITO.

O QUE É INOVAÇÃO SOCIAL E ECONOMIA DE IMPACTO

Inovação social pode ser definida como o desenvolvimento e implementação de novas ideias (produtos, serviços e modelos) que, de uma forma mais eficiente, atendam simultaneamente às necessidades sociais e criem novas relações ou colaborações sociais. Destina-se a melhorar o bem-estar humano.

Inovações sociais são inovações que são sociais nos seus fins e nos seus meios. São inovações que não são apenas boas para a sociedade, mas também aumentam a capacidade de ação dos indivíduos.

A inovação social descreve todo o processo pelo qual as novas respostas às necessidades sociais são desenvolvidas para proporcionar melhores resultados sociais. Este processo é composto por quatro elementos principais:

  • Identificação de necessidades sociais novas / não atendidas / inadequadamente atendidas;
  • Desenvolvimento de novas soluções em resposta a essas necessidades sociais;
  • Avaliação da eficácia das novas soluções na resolução das necessidades sociais;
  • Disseminação das soluções que consubstanciam inovações sociais efetivas.

in Bureau of European Policy Advisors, 2011
Guide to Social Innovation, 2013


ÁREAS DE ATUAÇÃO

O FIS apoia iniciativas em várias áreas de atuação, tais como:

  • Promoção de emprego, formação e educação;
  • Inclusão social, financeira e digital;
  • Promoção do envelhecimento ativo;
  • Promoção da saúde e bem-estar;
  • Outras áreas que sejam passíveis de ser Iniciativas de Inovação e Empreendedorismo Social.

Fonte: Fundo Inovação Social

Pesquisa

A
genda
Lamentamos a informação que procura não se encontra disponível.
Contactos

Nersant, A.E.
Departamento de Sistemas de Comunicação e Informação
Tel: 249 839 500
Fax: 249 839 509

E-mail: dsci@nersant.pt

L
ogin
Login
Password