N
otícias
Portugal Inovação Social já apoiou 232 projetos num total de 28 milhões de euros
2018.11.21

A iniciativa pública Portugal Inovação Social já destinou 28 milhões de euros em fundos da União Europeia para apoiar 232 projetos no País, afirmou a Ministra da Presidência e Modernização Administrativa, Maria Manuel Leitão Marques.

 

 

Maria Manuel Leitão Marques falava em Viana do Alentejo, Évora, onde assistiu a uma ação do Programa ColorADD nas Escolas, apoiado pela iniciativa Portugal Inovação Social e que visa a deteção e integração social do individuo daltónico.

Num dia dedicado à inovação social no Alentejo, a Ministra referiu que esta é uma região pela qual é preciso puxar mais «para ter mais iniciativa», acrescentando que é preciso deixar «o alerta» junto de autarcas, instituições e empreendedores para que «aproveitem» os fundos comunitários disponíveis.

«Muitas vezes queremos fazer coisas, queremos tomar iniciativa e não temos financiamento. Neste caso, temos financiamento» o que é preciso é «atrair mais parceiros» sobretudo no Alentejo, disse ainda.

Para a Ministra, os projetos desenvolvidos ao abrigo da iniciativa Portugal Inovação Social «não substituem as respostas tradicionais, como a escola pública ou como toda a área do apoio social que é dada pela Segurança Social», mas complementam-nas e «introduzem outras soluções para problemas que são cada vez maiores, desde logo em termos demográficos», como é o caso do «isolamento das populações idosas, que tanto nos preocupa.»

Maria Manuel Leitão Marques referiu ainda que «com ajuda dos empreendedores», «dos municípios» e «este apoio da União Europeia que o Governo disponibiliza» é possível «fazer muito mais.»

A Portugal Inovação Social é uma iniciativa pública nacional, pioneira na Europa, criada para promover a inovação e o empreendedorismo social em Portugal, através da mobilização de Fundos da União Europeia, no âmbito do Portugal 2020.

Gere quatro instrumentos de financiamento que se complementam e que acompanham o ciclo de vida dos projetos: capacitação para o investimento Social, parcerias para o impacto, títulos de impacto social e fundo para a inovação social.

As verbas disponíveis são destinadas às regiões de convergências, ou seja, ao norte, centro e Alentejo, e servem para apoiar projetos sustentáveis.

Fonte: Governo de Portugal

Pesquisa

A
genda
Lamentamos a informação que procura não se encontra disponível.
Contactos

Nersant, A.E.
Departamento de Sistemas de Comunicação e Informação
Tel: 249 839 500
Fax: 249 839 509

E-mail: dsci@nersant.pt

L
ogin
Login
Password