N
otícias
One Value, portal sobre investimento público em diversas respostas sociais prioritárias em Portugal
2018.07.06

A One Value é um portal de acesso livre que reúne e sistematiza informação sobre o investimento público em diversas respostas sociais prioritárias em Portugal, em áreas como a Proteção Social, a Educação, a Saúde, o Emprego e a Justiça. A informação que consta na One Value tem uma natureza dinâmica, sendo atualizada em função da evolução das prioridades de política pública e à medida que novos dados são recolhidos e validados.

QUAIS OS OBJETIVOS

O seu objetivo é concentrar, num único ponto de acesso, dados quantitativos sobre a despesa pública, apresentados de forma clara, simples, fundamentada e útil, que permitem:

  • Conhecer como o investimento público é distribuído na resposta a alguns dos principais problemas sociais em Portugal;
  • Estimular o desenvolvimento de respostas inovadoras para a resolução de problemas sociais e promover a contratação em função de resultados.

QUAL A UTILIDADE

A plataforma One Value apresenta informação qualitativa e quantitativa sistematizada que pode ter múltiplas utilidades, nomeadamente:

  • Promoção da discussão e compreensão acerca da política pública e das suas áreas de intervenção como resposta a problemas e expectativas sociais;
  • Desenvolvimento de projetos de inovação social eficientes e eficazes quando comparados com as soluções existentes;
  • Preparação e avaliação da relevância dos indicadores de resultado e das metas previstas em projetos com o formato de Títulos de Impacto Social, enquanto mecanismo inovador de contratualização de resultados sociais.

COMO ESTÁ ORGANIZADA

A informação está organizada por domínio temático de política pública. Para cada domínio, apresenta-se o seguinte conjunto de informações:

  1. Enquadramento no contexto da política pública;
  2. Indicadores gerais de referência e contexto;
  3. Temáticas prioritárias de política pública e algumas das métricas de resultado relevantes;
  4. Valores de investimento público unitário (por pessoa ou por episódio) em cada resposta social, ou seja, os custos unitários de cada resposta social.

Transversal a todos os domínios, existe uma ferramenta inovadora – a Calculadora da Estimativa do Potencial de Poupança –, que permite simular o efeito que um determinado projeto social inovador poderá ter, se for bem-sucedido, na redução da despesa pública.

QUEM SÃO OS PROMOTORES

A plataforma One Value é um projeto que resulta de um protocolo celebrado entre a Fundação Calouste Gulbenkian e o Estado Português. Foi desenvolvida pela MAZE - decoding impact e pela Estrutura de Missão Portugal Inovação Social (EMPIS). A gestão e atualização do portal é da responsabilidade da EMPIS. Os restantes parceiros participam na discussão estratégica da ferramenta.

Os dados que constam na plataforma One Value foram validados pelas entidades públicas responsáveis pela execução de política pública em cada domínio temático, nomeadamente: o Instituto de Segurança Social (Proteção Social), a Direção-Geral da Educação, o Instituto de Gestão Financeira da Educação e a Direção-Geral do Ensino Superior (Educação), a Administração Central do Sistema de Saúde (Saúde), o Instituto de Emprego e Formação Profissional (Emprego) e a Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (Justiça).

Fonte: www.onevalue.gov.pt

Pesquisa

A
genda
Lamentamos a informação que procura não se encontra disponível.
Contactos

Nersant, A.E.
Departamento de Sistemas de Comunicação e Informação
Tel: 249 839 500
Fax: 249 839 509

E-mail: dsci@nersant.pt

L
ogin
Login
Password