N
otícias
Comité das Regiões emite parecer sobre a economia social na recuperação do crescimento económico
2016.02.11

O Comité das Regiões Europeu lançou, dia 10 de fevereiro, um Parecer sobre «O papel da economia social na recuperação do crescimento económico e no combate ao desemprego».

 

 

 

O Comité das Regiões (CR) Europeu considera que a economia social é um ator chave no desenvolvimento social e económico da União Europeia e corresponde a dois milhões de empresas incluindo associações, cooperativas e entidades mutualistas. Cria 11 milhões de postos de trabalho, o que equivale a 6% da população ativa e a 10% do total das empresas do tecido empresarial europeu.

O CR realça ainda que as instituições e os agentes da economia social têm demonstrado ser resistentes durante a crise, contribuindo para melhorar o bem-estar dos cidadãos e para os manter no mercado de trabalho, não sem grandes dificuldades, mesmo quando outras organizações e empresas não conseguiram fazê-lo. Esta característica tem sido particularmente notável na inclusão dos que têm especial dificuldade em entrar ou reentrar no mercado de trabalho.

Além disso, considera que os investimentos na economia social deveriam inscrever-se igualmente no âmbito do Fundo Europeu para Investimentos Estratégicos e do Fundo Social Europeu, pois contribuem, amiúde, para a criação de emprego de qualidade para os cidadãos europeus, para além do contributo dos FEEI – Fundos Europeus Estruturais e de Investimento e de outras fontes de financiamento da União Europeia.

O Comité das Regiões é um órgão consultivo composto por representantes eleitos de autoridades regionais e locais dos 28 países da UE. O CR proporciona um espaço de partilha de opiniões sobre a legislação da UE com impacto direto nas regiões e nas cidades.

Consulte o Parecer do Comité das Regiões recentemente publicado no Jornal Oficial da União Europeia:

Fonte: PORTUGAL 2020

Pesquisa

A
genda
Lamentamos a informação que procura não se encontra disponível.
Contactos

Nersant, A.E.
Departamento de Sistemas de Comunicação e Informação
Tel: 249 839 500
Fax: 249 839 509

E-mail: dsci@nersant.pt

L
ogin
Login
Password