L
ar Santa Beatriz Silva

Em 1946, a Serva de Deus, Madre Maria Isabel da Santíssima Trindade, no desejo de acolher o pedido de um grupo de mães pobres que viviam duma agricultura de subsistência, abriu uma Creche para acolher, em regime semi-interno, os filhos destas famílias, a que deu o nome de "Abrigo Infantil de S. José". Anos mais tarde, em 1950, o semi-internato passou a internato destinado a acolher meninas de famílias pobres e destruturadas, oriundas dos mais diversos pontos do país. Em 1959, por solicitação de Madre Maria Isabel, o Ministério de Educação aprovou o projecto de uma escola primária para as internas, mas aberta, igualmente a outras crianças das localidades vizinhas.

Reformas políticas e sociais do país, forçaram o encerramento do internato sendo este extinto em 1968. Todavia, a escola primária continuou e é, criada uma nova valência, ou seja um Jardim-de-infância que ocupou os espaços anteriormente destinados ao internato. Em 1975, razões de fidelidade ao carisma, levaram o Conselho Geral da Congregação das Irmãs Concepcionistas a terminar com o serviço de hospedagem centrado num dos edifícios adjuntos, preparando-o adequadamente para acolher pessoas idosas de ambos os sexos. Tanto a escola primária como o jardim-de-infância prosseguiam, em espaços próprios, a sua actividade até 1982, ano em que se deram por extintas.

As condições de acolhimento a idosos foram-se ampliando na medida em que todos os espaços das valências extintas se foram adaptando às exigências desta modalidade assistencial. Actualmente é uma Fundação de Solidariedade Social, sem fins lucrativos, denominada Lar de Santa Beatriz da Silva.

O lar tem actualmente 83 utentes de ambos os sexos. Tem serviço de enfermagem permanente, consulta médica semanal, ginástica 2 vezes por semana, serviço social , fisioterapia, animação sócio-cultural, musicoterapia 2 vezes por semana, serviços administrativos dias úteis, eucaristia diária às 11 h, reflexão às 2.ªs feiras .

Visitas diariamente das 14:30 - 18:30.

O Lar fica situado num lugar especialíssimo, junto ao Santuário de Nossa Senhora de Fátima, na Rua Nossa Senhora de Lurdes.

 
Morada
Rua Nª Srª Lurdes, Cova da Iria
2495-422
Fatima
 
Telefone: 249531119
Fax: 249533463
Pesquisa

A
genda
Lamentamos a informação que procura não se encontra disponível.
Contactos

Nersant, A.E.
Departamento de Sistemas de Comunicação e Informação
Tel: 249 839 500
Fax: 249 839 509

E-mail: dsci@nersant.pt

L
ogin
Login
Password