C
entro Social Alferrarede

O Centro Social de Alferrarede começou a sua grande missão em Março de 1955, por iniciativa de um grupo de senhoras da terra e por um industrial de Alferrarede, Sr. José Dias Simão, começando numa pequena casa onde se distribuía sopa e pão, ficando posteriormente conhecida pela “Sopa dos Pobres”. Sem nunca descurar da sua missão de ajuda aos que mais necessitam, o Centro Social procurou (e procura) adequar sempre os equipamentos e espaços às necessidades da população, proporcionando sempre o melhor bem-estar e qualidade de vida a todos que beneficiam dos nossos serviços. Desta forma, em 1958, o Centro foi transferido para uma casa maior na Fonte de S. José, onde, em Junho do ano seguinte, começou a laborar com um Jardim de Infância, com uma sala de trabalho para raparigas e uma sala de estudo para crianças dos 7 aos 13 anos. Para além deste trabalho com crianças, prestado por um grupo de voluntárias, eram também distribuídas roupas, medicamentos, pagamentos de algumas rendas de casa a pessoas que se encontravam no limiar de pobreza. Estas acções eram desenvolvidas durante todos os dias do ano.

Em 1962, foi oficializado o Centro de Beneficiência e Assistência Social de Alferrarede (nome com que se passou a designar), com Estatutos próprios aprovados. No ano de 1968, começou a ser construído o edifício actual, inaugurado em 1973 com a presença da 1ª comunidade de religiosas da Apresentação de Maria, constituída por 4 Irmãs, que foram, à prior, chamadas a abraçar a missão da Instituição, para o trabalho com 180 crianças.

Actualmente o Centro Social desenvolve trabalho em duas áreas temáticas: crianças e idosos. Para as crianças existem as valências: Creche, Pré-Escolar, Actividades de Tempos Livres (ATL). Na área da Terceira Idade o Centro Social tem ao seu dispor o Centro de Dia e Serviço de Apoio Domiciliário (SAD). As valências direccionadas para o trabalho com crianças encontram-se agrupadas na sede do Centro Social, estando as valências de Centro de Dia e Serviço de Apoio Domiciliário em edifício próprio, construído para o efeito em 1999. Actualmente o Centro Social dá resposta a 255 crianças, distribuídas pelas valências acima referidas.

Em Centro de Dia frequentam 39 utentes e 40 em SAD (15 em SAD 6 dias da semana e 25 em SAD 5 dias da semana). Para a concretização da missão do Centro Social, existem colaboradoras, e alguns voluntários, que acompanham diariamente todas as crianças e adultos que usufruem dos nossos serviços, tentando responder às necessidades individuais reservando tanto quanto possível a sua independência, promovendo uma qualidade de vida. No Pré-Escolar, Creche e ATL existe o Projecto Educativo que tem como principais objectivos: proporcionar à criança um acompanhamento no seu desenvolvimento integral respeitando sempre o ritmo pessoal de cada uma; educar para os valores humanos e cristãos, na Instituição, na Família e na Sociedade: responsabilidade, partilha, verdade, solidariedade, paz; levar a criança a uma autonomia pessoal que se expressa na capacidade de iniciativa e decisão, criatividade e respeito pelos outros. Na temática Terceira Idade procura-se proporcionar a melhor qualidade de vida, que só pode ser possível através do envolvimento dos idosos em actividades regulares no Centro, cabendo-lhes pequenas responsabilidades pela execução de tarefas. Esta qualidade, ou envelhecimento com qualidade, pode ser classificado como “o conjunto das condições favoráveis ao melhor nível de autonomia, capacidade de desenvolvimento de um projecto nesta etapa de vida, vida com mais anos e também com expectativas e exigências de desenvolvimento pessoal”. São desenvolvidas actividades diárias e periódicas, envolvendo os idosos nas suas escolhas e preferências, adequando sempre as actividades aos seus gostos pessoais, ou seja programar actividades com eles e não para eles, mas em prol de um grupo heterogéneo, incentivando as relações dentro e fora da instituição. Esta Obra, que tem crescido para dar a melhor e mais eficaz resposta a quem solicita os nossos serviços, tende a nunca descorar da missão de Servir.

 
Morada
Rua de Diu 2, Alferrarede
2200-045
Alferrarede
 
Telefone: 241361397 /961327945
Fax: 241361397
Pesquisa

A
genda
Lamentamos a informação que procura não se encontra disponível.
Contactos

Nersant, A.E.
Departamento de Sistemas de Comunicação e Informação
Tel: 249 839 500
Fax: 249 839 509

E-mail: dsci@nersant.pt

L
ogin
Login
Password