C
entro Dia Pontével

O Centro de Dia de Pontével é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), inaugurada a 26 de Novembro de 1989. É um local, onde funcionam durante o dia, um conjunto de serviços com o principal objectivo de prestar assistência aos idosos, proporcionando-lhes sempre um meio social e familiar o mais agradável possível tentando ir de encontro às suas necessidades básicas e sociais…

Iniciou a sua actividade com a Valência de Centro de Dia, tendo Acordo de Cooperação com a Segurança Social para quarenta utentes. Em Julho de 1992, sentindo-se a necessidade de alargar os serviços ao domicílio dos utentes, criou-se a Valência de Apoio Domiciliário, com acordo para cinco utentes.

Assegura assim um conjunto de serviços, nomeadamente ao nível da alimentação, cuidados de higiene pessoal e habitacional, lavagem e tratamento de roupas, actividades de animação sócio-cultural, cuidados de saúde … no intuito de oferecer aos utentes um final de vida mais digno e acima de tudo feliz.

Actualmente, a Valência de Centro de Dia tem acordo para 33 utentes tendo como efectivos 38 utentes. A Valência de Apoio Domiciliário tem acordo para 20 utentes, sendo de 31 o número de efectivos e desde Agosto de 2007 funciona também aos fins de semana e feriados.

A população a que prestamos os nossos serviços é na sua maioria composta por pessoas de baixos recursos (a maioria sobrevive com pensões muito baixas, outros são beneficiários de Rendimento Social de Inserção), iletrada, que vivem em condições muito precárias e com pouca ou nenhuma assistência familiar.

São pessoas bastante idosas. A média de idades na Valência de Centro de Dia para o sexo feminino é de 73 anos, e para o sexo masculino de 76 anos. Na Valência de Apoio Domiciliário (que desde Agosto de 2007 também funciona aos fins de semana e feriados) a média de idades é de 85 anos para o sexo feminino e de 82 anos para o sexo masculino.

Atendendo à idade avançada e aos problemas de saúde (AVC, diabetes, hipertensão, esclerose múltipla, Alzaimer, Parkinson - doenças mais comuns nos utentes das duas valências) são na sua maioria utentes muito dependentes com grandes dificuldades de locomoção.

O quadro de pessoal desta instituição é composto por um Director Técnico, duas Cozinheiras, uma Ajudante de Cozinha, duas Auxiliares, seis Ajudantes de Acção Directa e uma Assistente Social a meio tempo.

O seu público-alvo é toda a população residente na freguesia de Pontével (constituída pela vila de Pontével e pelos lugares de Cruz do Campo, Casais Lagartos, Casais Latagão, Casais da Amendoeira, Casais dos Penedos e Vale da Zebra), e sempre que solicitado das freguesias limítrofes, com prioridade para os idosos e adultos dependentes, grupos sociais que precisam de mais apoio por parte das famílias e da sociedade em geral e que por natureza tendem a ficar na sombra.

Para procedermos ao transporte dos utentes possuímos uma carrinha para o Apoio Domiciliário e duas carrinhas de nove lugares para o serviço de Centro de Dia. Em breve iremos ter uma carrinha com elevador que irá facilitar o transporte de utentes em cadeira de rodas.

Esta instituição tem vindo a lutar há já alguns anos, junto da Segurança Social; Câmara Municipal do Cartaxo e Junta de Freguesia de Pontével, por novas instalações atendendo que as existentes, gentilmente cedidas pela Junta de Freguesia, são provisórias há 19 anos e atendendo ao número de utentes que apoiamos tornaram-se pequenas e sem as necessárias condições. Procedemos a uma candidatura ao Programa POPH para apoio à construção das novas instalações do Centro de Dia de Pontével que a serem realizadas irão contemplar a Valência de Lar de Idosos.

 
Morada
Rua Mateus Peixoto Barreto
2070-430
Pontével
 
Telefone: 243799679
Fax: 243799022
Pesquisa

A
genda
Lamentamos a informação que procura não se encontra disponível.
Contactos

Nersant, A.E.
Departamento de Sistemas de Comunicação e Informação
Tel: 249 839 500
Fax: 249 839 509

E-mail: dsci@nersant.pt

L
ogin
Login
Password