R
endimento Social de Inserção
 
Morada
Zona Industrial de Alferrarede
Apartado 73
2200-906
Alferrarede
 
Telefone: 241379750
Fax: 241379759
 

O Rendimento Social de Inserção (RSI) para o concelho de Abrantes é uma medida de intervenção social, que tem como uma das entidades responsáveis pelo desenvolvimento das acções de acompanhamento, o Centro de Recuperação e Integração de Abrantes. São 150 as famílias abrangidas pelo R.S.I. e que contam com o apoio técnico e acompanhamento de uma equipa multidisciplinar, constituída por técnicos das áreas serviço social, educação social, psicologia e ajudantes de acção directa, tendo como objectivo a progressiva autonomia destas famílias. Para a concretização deste projecto, o Centro de Recuperação e Integração de Abrantes e o Centro Distrital de Segurança Social estabeleceram um protocolo para formalização desta parceria.

As famílias beneficiárias do Rendimento Social de Inserção são sinalizadas pelos serviços da Segurança Social, cabendo à equipa de técnicos do CRIA a reavaliação de todos os processos, a realização de visitas domiciliárias, a elaboração do programa de inserção para cada uma das famílias, bem como o acompanhamento de proximidade de todo o processo de inserção. O Centro Distrital de Segurança Social presta apoio técnico e financeiro à Instituição para o desenvolvimento das acções de acompanhamento.

Elaborar o relatório social, negociar e elaborar o programa de inserção, acompanhar e avaliar a integração social e profissional das famílias beneficiárias do Rendimento de Inserção Social é a aposta deste grupo de trabalho que, mensalmente, apresenta ao Núcleo Local de Inserção relatórios de progresso de cada agregado familiar. Por seu lado, o Centro Distrital Segurança Social fará, em articulação com o Núcleo Local de Inserção, a avaliação semestral da acção do CRIA, tendo em conta a progressiva autonomia dos beneficiários.

Às famílias é exigido que se comprometam a cumprir o plano de inserção que for traçado de acordo com a sua situação concreta e a sua participação activa em todo o processo, contando sempre com o necessário apoio especializado, nomeadamente na melhoria dos níveis de auto-estima, auto-confiança e de responsabilização familiar, social e profissional.

Pesquisa

A
genda
Lamentamos a informação que procura não se encontra disponível.
Contactos

Nersant, A.E.
Departamento de Sistemas de Comunicação e Informação
Tel: 249 839 500
Fax: 249 839 509

E-mail: dsci@nersant.pt

L
ogin
Login
Password