I
ntervenção Precoce
 
Morada
Zona Industrial de Alferrarede
Apartado 73
2200-906
Alferrarede
 
Telefone: 241379750
Fax: 241379759
 

“Crescer Melhor, Viver Melhor” é o Projecto de Intervenção Precoce que está em curso nos concelhos de Abrantes e Sardoal e faz o acompanhamento de quarenta famílias que integram crianças sinalizadas com deficiência, atraso grave de desenvolvimento ou risco social.

O trabalho com as crianças decorre desde o momento do nascimento até aos seis anos de idade, mas preferencialmente entre os zero e os três anos de idade. A intervenção é feita ao nível familiar e as terapias, sempre que possível, ocorrem no contexto natural onde a criança está inserida, nomeadamente em casa ou na creche.

Para concretizar os objectivos é fundamental acompanhar o processo de desenvolvimento das crianças, prestar apoio especializado (técnico e terapêutico) e educar as próprias famílias para a cidadania, prevenindo situações de exclusão social. Todo o trabalho é inteiramente gratuito para as famílias, tendo como única condição a participação dos pais em todo o processo, nomeadamente com a sua presença no trabalho de terapia das crianças.

“Crescer Melhor, Viver Melhor” é a designação do Projecto e tem como entidade promotora o Centro de Recuperação e Integração de Abrantes. A equipa de trabalho integra diversos parceiros, nomeadamente o Agrupamento de Escolas Dr. Manuel Fernandes, Serviço de Pediatria do Hospital Dr. Manoel Constâncio, Centro de Saúde de Abrantes, Câmara Municipal de Abrantes, Centro Distrital de Solidariedade e Segurança Social de Santarém e o Serviço Local de Abrantes. Com o alargamento do Projecto ao Concelho de Sardoal, passaram a integrar também esta rede de parcerias uma enfermeira e uma fisioterapeuta do Centro de Saúde de Sardoal, uma técnica de serviço social da Santa Casa da Misericórdia, uma técnica de serviço social do Centro de Dia de Alcaravela e uma socióloga da Câmara Municipal de Sardoal que também cedeu uma sala e disponibilizou recursos financeiros para aquisição de materiais específicos para o trabalho com as crianças.
O apoio financeiro ao Projecto de Intervenção Precoce é suportado pelo Centro Distrital de Segurança Social de Santarém.

Pesquisa

A
genda
Lamentamos a informação que procura não se encontra disponível.
Contactos

Nersant, A.E.
Departamento de Sistemas de Comunicação e Informação
Tel: 249 839 500
Fax: 249 839 509

E-mail: dsci@nersant.pt

L
ogin
Login
Password